Conheça a história de Brasília
Avalie essa postagem
História de Brasília

História de Brasília

Brasília foi inaugurada na década de 60, mas o planejamento sobre a construção da capital federal no Centro-Oeste do país foi sugerida, no século XVIII, pelo cartógrafo italiano Francesco Tosi Colombina. A ideia foi retomada na época dos inconfidentes e ganhou força após o sucateamento da infraestrutura do Rio de Janeiro.

Quando Rio de Janeiro deixou de ser a capital do Brasil

Publicado em um folheto anônimo, o nome Brasília foi mencionado pela primeira vez em 1822 e, após este momento, surgiram diversos processos propondo a mudança da capital do Brasil. A sugestão era estratégica já que, pelo fato de o Rio de Janeiro estar localizado na orla brasileira, estaria mais suscetível a possíveis ataques e invasões inimigas pelo mar.

Na primeira Constituição, após a proclamação da república, ficou imposto legalmente que a capital do Brasil deveria ser instalada na região Centro-Oeste. Em 1954 surgiu o primeiro esboço. A primeira sugestão de nome para a nova capital era chamá-la de Vera Cruz.

A construção de Brasília

Em 1956, com a eleição do presidente Juscelino Kubitschek, Brasília começou a ser erguida. A cidade foi planejada pelo arquiteto urbanístico Lúcio Costa e prédios assinados por Oscar Niemeyer, um dos mais renomados nomes da arquitetura mundial. Em 1960, a capital brasileira foi oficialmente transferida para Brasília, embora a construção da cidade ainda estivesse incompleta.

O plano inicial de Brasília definiu que a cidade deveria ser completamente planejada. A partir disto, foram segmentadas as áreas na cidade: residencial, administrativa, industrial, cultural, hoteleira, dentre outras.

Na década de 70, os principais poderes do país já estavam sediados em Brasília. Os candangos, operários que trabalharam na obra de construção da capital do Brasil, foram homenageados com uma estátua na Praça dos Três Poderes.

Brasília foi criada para ser a capital do país e, também, referência de modernidade, arquitetura e planejamento. O projeto da cidade é considerado umas das maiores obras arquitetônicas do século XX e, em 1987, foi declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. A região mescla construções urbanas com paisagens naturais. O cenário contrasta parques e lagos com o concreto dos prédios.

A Hplus Hotelaria oferece modernidade e conforto, por um ótimo custo-benefício para quem deseja fazer turismo de negócios ou a lazer em Brasília. Faça sua reserva através do site: www.hplus.com.br