O que são cidades planejadas?
Avalie essa postagem

Hoje o mundo sofre com o crescimento desorganizado das cidades, com a explosão populacional crescente dos últimos anos. As cidades que surgem de maneira espontânea sofrem com divisões confusas de ruas, falta de padronização e crescimento das comunidades carentes próximo aos centros comerciais.

As cidades planejadas, como diz o nome, possuem um planejamento prévio de construção. Essas construções seguem o chamado Plano Diretor, um documento que contém todas as especificações da cidade que será construída como ruas, quadras, saneamento básico, transporte público, segurança e moradia. As cidades planejadas têm como propósito garantir um funcionamento sustentável e harmonioso de toda a cidade, assegurando qualidade de vida para os cidadãos. É impossível falar sobre cidade planejada sem mencionar o planejamento urbano. Com esse planejamento a cidade se divide em bairros residenciais e avenidas comerciais, o que faz com que os moradores da cidade fiquem longe da poluição sonora e de outros malefícios que podem ocorrer devido ao grande fluxo de indústrias e pessoas em uma região.

Os historiadores estimam que as cidades planejadas começaram no Vale do Rio Indo, onde começou a civilização indiana. Geralmente, as cidades planejadas são construídas em áreas que não eram habitadas ou conhecidas anteriormente, para exercer a função econômica, política, administrativa ou social. Há diversas cidades planejadas no mundo, e geralmente são as capitais políticas do país, como por exemplo: Canberra, na Austrália; Amsterdã, Holanda; Washington, DC, nos Estados Unidos; Abuja, na Nigéria; Nova Deli, na Índia; Putrajaya, na Malásia; Zurique, na Suíça, entre outras. Na América Latina podemos citar: La Punta, no Peru; La Plata, na Argentina; Cancún e Zihuatanejo, no México; Riobamba e Chiclayo, no Equador. O Brasil possui diversas cidades planejadas, como: Belo Horizonte, Boa Vista, Maringá, Petrópolis, Goiânia, Salvador, Teresina, Aracaju, Palmas, Curitiba e Brasília. Curitiba é a cidade planejada brasileira que não teve um Plano Diretor, e sim passou por uma reestruturação urbana anos após ser construída. Salvador, na Bahia, foi a primeira cidade planejada a ser construída, em 1548, feita para ser a primeira capital do Brasil. Ela foi projetada para desempenhar tanto uma função administrativa quanto militar.

Brasília, construída em 1961, se tornou referência mundial no que diz respeito a cidades planejadas. Feita em formato de cruz, ou popularmente em formato de avião, Brasília foi idealizada por décadas para ser construída no governo do presidente Juscelino Kubistchek. O que diferencia Brasília das demais cidades é o fato de não ser dividida em quadras e sim superquadras. As superquadras foram projetadas para permitir um maior convívio entre as pessoas, e visando essa livre circulação, a maioria dos prédios não tocam o chão: São suspensos por colunas. Mais um fator que facilita a livre circulação das pessoas é o fato de ser proibida a construção de muros e cercas dentro das superquadras. Os prédios da cidade só podem ter 6 andares, e possuem o mesmo tamanho, para manter a linha de visão dos moradores e passar a imagem de organização. A obra de construção de Brasília demorou 4 anos para ficar pronta, e foram gastos cercas de R$1 bilhão de dólares.

A Hplus possui as melhores opções de hospedagem em Brasília, com diversos tipos de hotel diferentes, em hotéis luxuosos e extremamente confortáveis. Com preços para todos os gostos e bolsos, a Hplus possui diversos pacotes promocionais! Venha viver momentos inesquecíveis com sua família nos melhores hotéis de Brasília!