São João em João Pessoa
Avalie essa postagem

No Nordeste, a tradicional festa de São João, que atrai milhares de pessoas, dura o mês de junho todo. Motivo é o que não falta para fazer você conhecer este evento. Pensando nisso, criamos um conteúdo exclusivo sobre a festa de São João na capital paraibana. Confira este artigo!

Concursos de quadrilhas

As tradicionais quadrilhas ganham outras proporções no São João do estado da Paraíba. São diversos casais que, junto com um animador, executam passos de dança em um balé sincronizado e animado. Engana-se quem acha que é algo amador. O concurso traz dançarinos profissionais e jurados com critérios rigorosos de avaliação. A comissão analisa a coreografia, a música, a sincronia e a marcação da dança.

Comidas típicas

As comidas da festa de São João prometem conquistar os viajantes pelo estômago! Existem diversas barraquinhas oferecendo muitas iguarias feitas à base de milho: bolo, curau, pamonha e o suco de milho verde. Também é possível provar cuscuz, curau, cocada, pé de moleque, paçoca, amendoim doce, maçã do amor, arroz-doce, tapioca, mungunzá, mané pelado, pipoca e muitos outros quitutes. Entre as bebidas alcoólicas, o tradicional vinho quente e o famoso quentão, continuam fazendo sucesso nas festas juninas. Também é possível encontrar alguns licores produzidos com ingredientes locais como jenipapo, cacau, rapadura e milho.

Música

Não pode faltar forró, xotes, baião e o xaxado, ritmo tradicional da Paraíba. Com o passar dos anos, alguns ritmos foram sendo incorporados à festa, a fim de agradar os públicos mais jovens que iam participar das comemorações. Não se espante se ouvir um sertanejo moderno tocando em algum lugar.

Atrações

Além das competições de quadrilhas, existe também o Pau de Sebo. Em um tronco muito alto, com cerca de 5 metros e bem escorregadio, o competidor deve escalar até o topo para conseguir ganhar uma quantia em dinheiro.

As fogueiras são um charme peculiar da festa, que além de esquentar ainda mais o clima ainda rendem belíssimas fotos. Todos os anos, diversas atrações de shows e apresentações são confirmadas no evento junino. Se você está pensando em conferir as festividades paraibanas de perto neste ano, fique de olho na programação das festas!

A Rede Hplus em João Pessoa!

O hotel João Pessoa Hplus Beach fica localizado de frente para a praia de Cabo Branco, um dos principais e mais belos cartões-postais de João Pessoa. E para dar aquela forcinha, a Hplus Hotelaria separou uma promoção especial para você! Curta a maior festa e se hospede no hotel João Pessoa Hplus Beach, com diárias em junho a partir de R$ 153,00. Reserve no box “RESERVE JÁ” com o código promocional “SAOJOAOHPLUS”. Não fique de fora dessa festa!

 

*Foto: Divulgação (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/sao-joao-pra-valer-leva-40-mil-pessoas-ao-ponto-de-cem-reis-nesta-quinta/)