A Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo e está localizada no estado de Tocantins. É um dos locais mais visitados do estado e se destaca por sua grande biodiversidade, resultado do encontro entre a Floresta Amazônica e o Cerrado.
Com cerca de 20 mil km², a Ilha do Bananal passa grande parte do ano submersa. A região é composta pelos municípios de Pium, Caseara, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Marianópolis do Tocantins. Os rios que abraçam a ilha são o Araguaia e o Javaés. Seu grande atrativo para os turistas é a pesca esportiva por conta da grande diversidade de exemplares de espécies no local: pirararas, pirarucus, surubins, caranhas, entre outros.
A Ilha do Bananal integra o Parque Nacional do Araguaia, considerada uma das mais importantes unidades de conservação brasileira. O local também é consideradamente importante como patrimônio cultural por conta de sua população de cultura tradicional de indígena. Aproximadamente 15 mil pessoas vivem na ilha e 2 mil delas são indígenas.
O clima na ilha é considerado predominantemente semiúmido. Existem oscilações de temperatura que podem variar entre 22 e 38ºC, com altos índices de umidade. Durante o período de chuva, entre os meses de setembro e março, boa parte de sua área é inundada em função dos elevados índices pluviométricos e das cheias dos rios que a circundam.
Quem deseja ir para a Ilha do Bananal e procura por hotel em Palmas para se preparar para a viagem, encontra no Hplus Premium Palmas uma excelente opção de hospedagem. Com um delicioso café da manhã cortesia, estacionamento gratuito e wi-fi, os hóspedes podem desfrutar da tradicional hospedagem da rede Hplus com muito conforto. Faça já a sua reserva em www.hplus.com.br .